Pular para o conteúdo principal

Quero programar para Android, por onde começo?

1. Por um ambiente de desenvolvimento


Antes de tudo você precisa de um ambiente de desenvolvimento integrado (da sigla em inglês IDE – Integrated Development Environment). Um IDE nada mais é do que um programa através do qual você vai criar os seus projetos, escrever o código-fonte do aplicativo, criar a interface dele (que é aquilo que o usuário final vê) e testá-lo através de um emulador que simula um aparelho com Android.

Figura 1: Android 2.2 rodando sobre um emulador.



Um dos IDEs mais utilizados para programar em Java (afinal, os aplicativos para Android são escritos em Java) é o Eclipse. Você pode baixar também IDEs como o NetBeans, o JBuilder, entre outros. Porém, eu recomendo o Eclipse. Amanhã sai o post "Instalando e configurando o Eclipse para programar em Android".


Figura 2: Tela do Eclipse.


2. Um bom material para começar


Os primeiros passos são sempre os mais difíceis. Até você se familiarizar com o Eclipse e com o modo como um aplicativo Android é criado pode levar alguns dias. Por isso é indispensável ler um bom material. Eu comecei através de uma apostila muito boa, cujo autor é Luciano Alves da Silva. Ela apresenta de uma forma simples o básico sobre Eclipse e Android por meio de exemplos práticos. Ela está disponível gratuitamente no endereço: http://apostilaandroid.ueuo.com/download.php.


3. Uma ajuda excelente para a solução de dúvidas


Enquanto você estiver desenvolvendo para Android, a menos que você seja um programador jedi, vão surgir alguns problemas no meio do caminho. Vão surgir aquelas falhas de execução impiedosas e aí nada melhor do que chamar o Santo dos códigos impossíveis, o São Stack Overflow.

Stack Overflow é A comunidade de perguntas e respostas (tipo aquela do Yahoo!, mas muito mais especializada). Em 90% das vezes alguém já teve o mesmo problema que o seu e postou uma resposta adequada lá. Nas outras 10%, basta você perguntar. Mas siga as regras da comunidade. Faça perguntas objetivas para ter uma resposta objetiva.

Há também alguns fóruns brasileiros como o Portal Android e o Androidz.


4. Aprenda a usar as palavras-chave certas


Sério, isso é muito importante. Quando for pesquisar alguma solução no seu buscador preferido, seja claro e objetivo.

Por exemplo: “exibir caixa de diálogo android”. Ou então: “show dialog box android”. Sem as aspas. Nada de enfeitar. Jamais use “Como eu faço para mostrar uma mensagem na tela usando android”.

Isso pode ser a diferença entre resolver o problema em alguns minutos ou passar horas sentado na frente do PC. Muitas vezes você poderá achar exatamente o código que precisa. Outras vezes terá que fazer alguma adaptação. E em poucas vezes o código não vai funcionar de maneira alguma!

É isso por agora, espero que este artigo tenha sido útil e não deixe de ler o próximo artigo: Cinco Passos para Instalar e Configurar o Eclipse!

Um abraço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização 1.1 do Guia de Bulas

O Guia de Bulas acaba de ser atualizado. Agora o banco de dados conta com 5034 bulas de medicamentos. Foi corrigido o bug do botão de diminuir o Zoom, que apresentava problema em alguns aparelhos. Clique aqui para baixar o Guia de Bulas no Android Market. Figura 1: Foram adicionadas 282 bulas. Confira todas as novas bulas adicionadas: Abaciclovir, Abelcet, Abilify, Abrilar Eferv, Acebrofilina Xarope, Acemedrox, Aceratum, Acheflan, Aciclovir Comprimidos 200 mg, Aciclovir ev, Aciclovir Oftálmico, Acido Azelaico, Acido Folinico, Acido Mefenamico, Acido Nicotinico, Acido Valpróico, Acidogel, Acitretina, Acivirax, Aclasta, Acnase Gel, Actine Barra, Actine Liquido, Activelle, Actos, Actparin, Adacne, Adapaleno, Adelfan-esidrex, Aeroflux, Aethoxysklerol, Agalax, Agiofibra, Aglicon-soy, Agua Inglesa, Aimafix di, Alcaflor, Alcaflor Uno, Aldara, Aldurazyme, Alendronato, Alenthus xr, Alersin, Aletir, Alfadrotrecogina, Alfaepoetina, Alfaepoetina Eritina, Alfalutropina, Alfapeginterferona

Nova versão do Guia de Bulas, agora compatível com Android e iOS!

Hoje foi lançada a nova versão do Guia de Bulas, contando com mais de 10 mil bulas disponíveis offline, ou seja, sem necessidade de conexão de dados ou WiFi. O app é completamente com a última versão do Android e do iOS, incluindo suporte ao tema escuro.