Pular para o conteúdo principal

Cinco Passos para Instalar e Configurar o Eclipse!

Depois de uma breve introdução sobre Android, agora sim a parte prática e divertida! Vamos instalar o Eclipse e deixá-lo pronto para criar aplicativos para Android.

Serão cinco passos ilustrados bastante fáceis de seguir. Acompanhe.

Primeiro passo: Verificando se você tem a Máquina Virtual Java instalada


Clique em Iniciar, Executar, digite: "cmd" e depois tecle Enter. Na janela do prompt de comando digite "java -version". Se você obtiver uma mensagem como na imagem abaixo significa que a Máquina Virtual não está instalada.

Figura 1: Prompt de comando indicando que a Máquina Virtual Java não está instalada.

Então abra seu navegador na página http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html e baixe o Java Plataform (JDK), como indicado na imagem abaixo.

Figura 2: Link para baixar a Máquina Virtual Java.

Execute o arquivo baixado e vá dando Next. Pronto, agora você já está apto a passar para o próximo passo.

Segundo Passo: Baixando e Instalando o Eclipse


Entre na página www.eclipse.org/downloads e procure pelo link Eclipse Classic (no momento da publicação deste artigo a versão é a 3.7.1). Clique no link de download correspondente a sua versão do Windows (32 ou 64 bit - os computadores mais novos já são em sua maioria 64 bits).



Figura 3: Baixando o Eclipse Classic.

Descompacte o arquivo baixado para alguma pasta. Por exemplo: "C:\eclipse". Nessa mesma pasta, execute o arquivo "eclipse.exe" e em seguida defina o diretório do "workspace", que é onde ficarão armazenados os seus projetos.

Figura 4: Definindo a pasta de trabalho.

Terceiro Passo: Baixando e instalando o Android SDK


Aponte seu navegador para o site http://developer.android.com/sdk/index.html. Baixe a versão indicada abaixo e em seguida execute o instalador.

Figura 5: Baixando o Android SDK.

Ao final da instalação deixe a caixa de seleção marcada e clique em Finish.

Figura 6: Marque a caixa de seleção nesta etapa.

Irá aparecer a janela Android SDK Manager. Selecione então os pacotes das versões do Android para as quais você irá desenvolver. Até a versão 2.2 (FroYo) já há recursos muito bons, como a possibilidade de instalar o aplicativo no cartão de memória. Mas não se preocupe que esta instalação não é definitiva. Caso você precise instalar outros pacotes futuramente será muito simples.

Figura 7: Selecione os pacotes desejados.

Clique em "Install 'x' packages...". Se por acaso aparecer a seguinte mensagem durante a instalação, pode clicar em "Yes".

Figura 8: Mensagem durante a instalação do Android SDK.

Terminado o processo, esse é o fim do passo 3.

Quarto Passo: Instalando o Android ADT Plugin


Abra novamente o Eclipse, clique em Help e depois em "Install New Software...".

Figura 9: Instalando o Android ADT Plugin.

Na tela aberta, clique em Add... e em seguinda digite os seguintes dados: "ADT Plugin" para Nome e "https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/" para Localização, como indicado na Figura abaixo.

Figura 10: Digite os dados indicados na figura.
Em seguida marque todos os pacotes que forrem carregados e clique em Next para instalar.

Figura 11: Selecione todos os pacotes do Android ADT Plugin.

Se durante a instalação aparecerem mensagens como mostrado na figura abaixo, pode clicar em OK e seguir em frente.

Figura 12: Clique em OK para prosseguir a instalação.

Após o término desse processo, o programa pedirá para reiniciar o Eclipse SDK. Clique em Restart Now para garantir que as alterações tenham efeito. Após o reinício do Eclipse, ele pedirá para você definir a localização do Android SDK. Se você seguiu certinho os passos acima, a localização deve ser "C:\Arquivos de programas\Android\android-sdk" (Windows XP) ou "C:\Program Files (x86)\Android\android-sdk" (Windows 7), como na figura abaixo.

Figura 13: Defina a localização do Android SDK no Eclipse.
Após clicar em Next, o Eclipse perguntará se você deseja enviar estatísticas de uso para o Google. Faça sua escolha e clique em Finish. Depois disso você está pronto para criar o primeiro emulador Android.

Quinto Passo: Criando um Emulador Android


Já dentro do Eclipse, clique no menu Window, e em seguida abra a opção AVD Manager. Depois clique em New.

Figura 14: Criando o primeiro Android Virtual Device.

Esta é a janela onde você definirá as configurações do seu Android Virtual. Defina um Nome, a versão do Android e o tamanho do cartão de memória virtual desejado. As outras opções pode deixar como estão por hora.

Figura 15: Defina as opções do Emulador.

Pronto, depois desses 5 passos, você já tem um ambiente de programação Android completo em seu PC. Aguarde o próximo tutorial. Nele você vai escrever a sua primeira aplicação para Android! E não é o Hello World... :D Clique aqui para acessá-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização 1.1 do Guia de Bulas

O Guia de Bulas acaba de ser atualizado. Agora o banco de dados conta com 5034 bulas de medicamentos. Foi corrigido o bug do botão de diminuir o Zoom, que apresentava problema em alguns aparelhos. Clique aqui para baixar o Guia de Bulas no Android Market. Figura 1: Foram adicionadas 282 bulas. Confira todas as novas bulas adicionadas: Abaciclovir, Abelcet, Abilify, Abrilar Eferv, Acebrofilina Xarope, Acemedrox, Aceratum, Acheflan, Aciclovir Comprimidos 200 mg, Aciclovir ev, Aciclovir Oftálmico, Acido Azelaico, Acido Folinico, Acido Mefenamico, Acido Nicotinico, Acido Valpróico, Acidogel, Acitretina, Acivirax, Aclasta, Acnase Gel, Actine Barra, Actine Liquido, Activelle, Actos, Actparin, Adacne, Adapaleno, Adelfan-esidrex, Aeroflux, Aethoxysklerol, Agalax, Agiofibra, Aglicon-soy, Agua Inglesa, Aimafix di, Alcaflor, Alcaflor Uno, Aldara, Aldurazyme, Alendronato, Alenthus xr, Alersin, Aletir, Alfadrotrecogina, Alfaepoetina, Alfaepoetina Eritina, Alfalutropina, Alfapeginterferona

Nova versão do Guia de Bulas, agora compatível com Android e iOS!

Hoje foi lançada a nova versão do Guia de Bulas, contando com mais de 10 mil bulas disponíveis offline, ou seja, sem necessidade de conexão de dados ou WiFi. O app é completamente com a última versão do Android e do iOS, incluindo suporte ao tema escuro.

Quero programar para Android, por onde começo?

1. Por um ambiente de desenvolvimento Antes de tudo você precisa de um ambiente de desenvolvimento integrado (da sigla em inglês IDE – Integrated Development Environment). Um IDE nada mais é do que um programa através do qual você vai criar os seus projetos, escrever o código-fonte do aplicativo, criar a interface dele (que é aquilo que o usuário final vê) e testá-lo através de um emulador que simula um aparelho com Android. Figura 1: Android 2.2 rodando sobre um emulador.