Pular para o conteúdo principal

Como surgiu?


O aplicativo Guia de Bulas surgiu como forma de suprir uma necessidade minha como estudante de Medicina. Não havia no Android Market qualquer aplicativo que exibisse bulas de medicamentos disponíveis no Brasil. Ainda mais sem necessidade de conexão com a internet. 

Então resolvi buscar informações de como desenvolver um aplicativo para Android. Já havia criado alguns programas em Delphi para uso próprio, porém, programar em Java/Android parecia bastante trabalhoso. Depois de alguns meses estudando e programando através da IDE Eclipse surge o aplicativo Guia de Bulas, bastante rápido, simples e funcional. E o principal: já me ajudou inúmeras vezes durante o internato. Num próximo post que sairá do forno ainda neste mês darei algumas dicas a quem quiser iniciar a programação no mundo Android.

Percebi então que este aplicativo poderia ser útil a outras pessoas e decidi publicá-lo no Android Market por um preço bastante acessível - afinal foram dezenas de horas gastas no desenvolvimento do aplicativo.

Uma dificuldade encontrada e que atrasou a publicação do aplicativo foi o tamanho do banco de dados. Inicialmente passava de 40 MB - afinal, são mais de 4700 bulas na primeira versão. [Na versão 1.2 já são mais de 6000!] Após várias otimizações, o aplicativo juntamento com o banco de dados somam menos de 14 MB. Foi um ganho duplo: você ganha em espaço livre e em rapidez no processamento dos dados.

Não perca tempo: acesse já a Google Play Store e adquira o aplicativo Guia de Bulas. Nunca foi tão fácil e rápido buscar informações sobre medicamentos no seu celular!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização 1.1 do Guia de Bulas

O Guia de Bulas acaba de ser atualizado. Agora o banco de dados conta com 5034 bulas de medicamentos. Foi corrigido o bug do botão de diminuir o Zoom, que apresentava problema em alguns aparelhos. Clique aqui para baixar o Guia de Bulas no Android Market. Figura 1: Foram adicionadas 282 bulas. Confira todas as novas bulas adicionadas: Abaciclovir, Abelcet, Abilify, Abrilar Eferv, Acebrofilina Xarope, Acemedrox, Aceratum, Acheflan, Aciclovir Comprimidos 200 mg, Aciclovir ev, Aciclovir Oftálmico, Acido Azelaico, Acido Folinico, Acido Mefenamico, Acido Nicotinico, Acido Valpróico, Acidogel, Acitretina, Acivirax, Aclasta, Acnase Gel, Actine Barra, Actine Liquido, Activelle, Actos, Actparin, Adacne, Adapaleno, Adelfan-esidrex, Aeroflux, Aethoxysklerol, Agalax, Agiofibra, Aglicon-soy, Agua Inglesa, Aimafix di, Alcaflor, Alcaflor Uno, Aldara, Aldurazyme, Alendronato, Alenthus xr, Alersin, Aletir, Alfadrotrecogina, Alfaepoetina, Alfaepoetina Eritina, Alfalutropina, Alfapeginterferona

Nova versão do Guia de Bulas, agora compatível com Android e iOS!

Hoje foi lançada a nova versão do Guia de Bulas, contando com mais de 10 mil bulas disponíveis offline, ou seja, sem necessidade de conexão de dados ou WiFi. O app é completamente com a última versão do Android e do iOS, incluindo suporte ao tema escuro.

Quero programar para Android, por onde começo?

1. Por um ambiente de desenvolvimento Antes de tudo você precisa de um ambiente de desenvolvimento integrado (da sigla em inglês IDE – Integrated Development Environment). Um IDE nada mais é do que um programa através do qual você vai criar os seus projetos, escrever o código-fonte do aplicativo, criar a interface dele (que é aquilo que o usuário final vê) e testá-lo através de um emulador que simula um aparelho com Android. Figura 1: Android 2.2 rodando sobre um emulador.