quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Como surgiu?


O aplicativo Guia de Bulas surgiu como forma de suprir uma necessidade minha como estudante de Medicina. Não havia no Android Market qualquer aplicativo que exibisse bulas de medicamentos disponíveis no Brasil. Ainda mais sem necessidade de conexão com a internet. 

Então resolvi buscar informações de como desenvolver um aplicativo para Android. Já havia criado alguns programas em Delphi para uso próprio, porém, programar em Java/Android parecia bastante trabalhoso. Depois de alguns meses estudando e programando através da IDE Eclipse surge o aplicativo Guia de Bulas, bastante rápido, simples e funcional. E o principal: já me ajudou inúmeras vezes durante o internato. Num próximo post que sairá do forno ainda neste mês darei algumas dicas a quem quiser iniciar a programação no mundo Android.

Percebi então que este aplicativo poderia ser útil a outras pessoas e decidi publicá-lo no Android Market por um preço bastante acessível - afinal foram dezenas de horas gastas no desenvolvimento do aplicativo.

Uma dificuldade encontrada e que atrasou a publicação do aplicativo foi o tamanho do banco de dados. Inicialmente passava de 40 MB - afinal, são mais de 4700 bulas na primeira versão. [Na versão 1.2 já são mais de 6000!] Após várias otimizações, o aplicativo juntamento com o banco de dados somam menos de 14 MB. Foi um ganho duplo: você ganha em espaço livre e em rapidez no processamento dos dados.

Não perca tempo: acesse já a Google Play Store e adquira o aplicativo Guia de Bulas. Nunca foi tão fácil e rápido buscar informações sobre medicamentos no seu celular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário